Estrutura de mina da Vale, em Minas Gerais, registra movimentação, diz mineradora



Barragem Sul Superior fica na Mina Gongo Soco, em Barão de Cocais, na Região Central de MG — Foto: Reprodução/TV Globo

Um talude da cava da Mina Gongo Soco, em Barão de Cocais, na Região Central de Minas Gerais, se movimentou nesta segunda-feira (13), de acordo com a Mineradora Vale. Uma equipe da Defesa Civil foi notificada por funcionários da empresa que monitoram a estrutura no local.


O talude é a estrutura do terreno que foi escavada e forma uma espécie de inclinação da cava. O que preocupa, segundo o porta-voz da Defesa Civil de Minas Tenente Coronel Flávio Godinho é que, caso haja deslocamento da estrutura, ainda não se sabe a força, nem a quantidade de material que seria carreado para dentro da cava, que fica atrás da Barragem Sul Superior.

Tenente Coronel Godinho garantiu que não houve rompimento da barragem. E lembrou que todos os moradores da região de autossalvamento foram retiradas. Já os moradores das zonas secundárias tiveram treinamento de deslocamento para regiões seguras.

A informação chegou à Defesa Civil Estadual ontem. Nesta terça (14), uma reunião é realizada entre Defesa Civil Estadual e Municipal, Polícia Militar, Bombeiros e comunidade para tratar sobre o assunto.

Em nota, a Vale informou que "está avaliando as possibilidades de eventuais impactos sobre a barragem Sul Superior, distante aproximadamente 1,5km da área do talude. " Segundo a mineradora, a cava e a barragem são monitoradas 24 horas.
Barragem Sul Superior em Barão de Cocais — Foto: Arte/G1

Alerta
No início de fevereiro, as sirenes da Vale foram acionadas pela primeira vez na cidade, depois que a consultoria contratada pela empresa se negou a dar laudo de estabilidade. A Agência Nacional de Mineração tinha determinado a retirada de 239 moradores das comunidades de Socorro, Tabuleiro e Piteiras.

Em março, a barragem Sul Superior entrou em alerta máximo para o risco de rompimento. As sirenes foram acionadas pela segunda vez, quando o nível de segurança da barragem que estava em 2 foi alterado para 3.

G1Mg

20:46
14/05/2019

clickmonteiro.com.br

0 comentários:

Postar um comentário