Área perto de barragens da Vale é evacuada em Nova Lima agora a noite.


Barragem em Nova Lima. Foto:Reprodução/TV Globo (Créditos)


O Corpo de Bombeiros confirmou, na noite deste sábado, a retirada de 170 pessoas de uma área próxima a duas barragens da Vale em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A ação já está em andamento.


“Auditoria se negou a atestar segurança, motivo pelo qual está ocorrendo a evacuação preventiva”, informou o Corpo de Bombeiros às 19h48. “Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil e PM acionados e já adotando medidas. Já estamos com equipes no local”.  



O tenente Pedro Aihara, porta-voz do Corpo de Bombeiros, informou que 49 casas que estão no plano de emergência serão evacuadas. “Atualmente, a barragem está no nível 1, mas será modificada para nível 2 dentro de alguns minutos, seguindo o protocolo uma vez que a auditoria não atestou a segurança”, informou o militar, por meio de mensagem, às 20h17. “A sirene será acionada dentro de alguns minutos, seguindo o previsto no Plano de Emergência, pelo fato da elevação ao nível 2, o que não quer dizer que a barragem rompeu. O acionamento da sirene ocorre devido à elevação ao nível 2 de risco”. 


Bombeiros e equipes da Defesa Civil vão conferir as casas uma por uma. Além dos militares que estão no local, a corporação já tem outros grupos de sobreaviso e planos de contingência prontos para ser implementados caso seja necessário. “As pessoas que não estão na área do plano de emergência não precisam abandonar suas casas”, disse o militar. 

Em 8 de fevereiro, moradores de comunidades de Barão de Cocais e Itatiaiuçu também tiveram que deixar suas casas por conta de alertas em barragens. 
em.com.br

19:35
16/02/2019

clickmonteiro.com.br

0 comentários:

Postar um comentário