QUE VERGONHA ! Medalha Fields é furtada durante Congresso Mundial de Matemática no Rio



A Medalha Fields é considerada a Medalha Internacional de Descobrimentos
Proeminentes em matemática - Foto: Capturada TV Globo
Cerca de 30 minutos, foi o tempo necessário para que a Medalha Fields fosse furtada da pasta do iraniano Caucher Birkar, na manhã desta quarta-feira (1), durante o Congresso Mundial de Matemática, no Riocentro. É a primeira vez que a medalha é entregue no Brasil.


Após receber a medalha Fields, considerada o Prêmio Nobel da Matemática, o iraniano deixou sua pasta, onde estava a medalha, em cima de uma mesa, cerca de trinta minutos após a premiação.

A equipe de segurança do Riocentro foi acionada e encontrou a pasta, embaixo de uma arquibancada, do pavilhão 6, porém sem a medalha e a carteira do premiado. Um suspeito já foi identificado.


O congresso contou com a presença de três mil matemáticos. O ministro da Educação, Rossieli Soares participou do evento, e ressaltou em seu discurso que o país tem avançado na área, mas a disciplina continua sendo um desafio para a maioria. “O Brasil tem sido destaque na matemática com grandes atores, transformando o país nos últimos anos”.

Medalha Fields

De quatro em quatro anos, matemáticos do mundo inteiro, com a idade máxima de 40 anos, são premiados com a Medalha Fields, considerada a Medalha Internacional de Descobrimentos Proeminentes em matemática.

Neste ano foram premiados: o iraniano Caucher Birkar, 40 anos; o indiano Akshay Venkatesh, 36 anos; o italiano Alessio Figalli 34 anos; e o alemão Peter Scholze, 30 anos; por suas colaborações para a matemática.
Diário do Poder

19:46
01/08/2018

clickmonteiro.com.br

0 comentários:

Postar um comentário